1. ORIGEM
Catira
ou Cateretê como também é conhecida, é uma dança rural característica do
sudeste do Brasil, apesar de já ter sido encontrada em estados da região sul e
centro-oeste, sendo observada desde o período colonial (CASCUDO, 2012). Existem
muitas controvérsias sobre sua origem, uns acreditam ser indígena, outros
africana, ou até mesmo europeia. Borges (2009) realizou um estudo que apresenta
as possíveis influências que cada um destes povos pode ter representado no
desenvolvimento da catira, fazendo um apanhado histórico das contribuições tupi,
lusitana, espanhola e africana.
Complementando
este estudo, Alceu M. Araújo encontrou em suas pesquisas diversas semelhanças
entre a catira e outras manifestações como o “bate-pé, racha-pé, sapateado,
cateretê mineiro, fandango” (ARAÚJO, 1964, p. 121). Assim, pode-se perceber a
linha tênue que existe entre as diversas manifestações brasileiras, bem como a
sua miscigenação, o que destaca a dificuldade de delimitar onde começa uma e
termina a outra.
A
catira é dançada por homens devidamente trajados com chapéus na cabeça,
organizados em filas uns na frente dos outros, utilizando-se de fortes
movimentos realizados com as mãos e pés, ao som da viola-caipira (CASTILHO;
CASTILHO, 2005).
Para Araújo (1964),
uma das grandes contribuições para a catira encontra-se nas longas trajetórias dos
tropeiros no transporte de gado e alimento entre os estados. Durante a pousada
e momentos de descanso, eles dançavam batendo os pés e criando ritmos, o que de
certo modo, contribuiu com a divulgação e expansão da catira. Provavelmente sua
origem exclusivamente masculina seja um resquício desta atividade que era
realizada majoritariamente por homens.
2. DANÇA E PASSOS
Ao
som da viola os catireiros entram com o “bate-pé e bate-mão”, e dependendo da
região podem ser incluídos pulos e volteios (BORGES, 2009). Estes movimentos
devem ser realizados no ritmo da música, o que dá um belo efeito sonoro à
catira.
A
moda é cantada entre os toques da viola para o descanso dos dançarinos
(CASCUDO, 2012), e desta forma, os passos de catira são executados apenas
quando os cantadores estão em silêncio realizando exclusivamente a parte
instrumental.
Rossini
Tavares citado por Felícitas (1958, p. 89) ao descrever a coreografia da catira
descreve que para começar o cateretê o violeiro entoa o seu rasqueado, enquanto
os dançarinos fazem a “escova”, ou seja, um bate-pé, bate-mão e seis pulos, que
são realizados diversas vezes durante o desenvolvimento da moda de viola.
Quando
termina a moda, os dançarinos realizam uma figura intitulada “Serra a acima”
[...] em que rodam um atrás do outro, da esquerda para a direita, batendo os
pés e depois as mãos. Feita a volta completa, os dançadores viram-se voltam
para trás, realizando o que se denomina “Serra abaixo” (FELÍCITAS, 1954, p.
89). Ao final todos devem retornar ao seu lugar de início.
3. MÚSICA E LETRAS
A
catira é desenvolvida ao som da viola caipira, possuindo letras diversas, mas
que normalmente estão relacionadas à vida no campo, causos e brincadeiras.
“Parece
uma coisa a toa
Mas
tem muito que sabe
Que
não é qualquer pessoa
Que
dança o cateretê”
(CASCUDO,
2012).
HOMENAGEM
AO CATIRA
(Luiz
Fernando e João Pinheiro)
"Afirme
o pé companheiro nós vamos entrar na função
Pra
cantar um recortado eu mudei a afinação
Foi
pra atender um pedido, o chamado de um irmão
Lá
pras bandas de Rio Claro nós vamos é dar trabalho
Pros
campeão da região
A
festa vai começar abre a roda no salão
Grupo
Catira Brasil é líder na tradição
Moçada
boa no pé não fica parada não
É
escola no catira o mundo inteiro admira
Já
vem de seis geração
Bate
palma rapaziada, bate forte o pé no chão
É
no estilo mineiro que eu faço a saudação
Pra
cantar um improviso eu canto com perfeição
Canto
em qualquer altura não toco em viola dura
Só
gosto é de trem bão
Esse
é o derradeiro verso guarde a viola e o violão
Vai
aqui nossa homenagem e o nosso aperto de mão
Aos
amigos do catira orgulho do meu sertão
Pros
amigos verdadeiros Luiz Fernando e João Pinheiro
Pede
paz e proteção".
4. VESTIMENTA
Os
trajes para o desenvolvimento da catira normalmente incluem o chapéu, a botina,
calça comprida, camisa de manga longa (xadrez) e gravatas feitas com lenços
(BORGES, 2009). Na catira quando há participação feminina, utiliza-se o mesmo
traje.
A
botina ocupa um lugar muito importante, pois o som formado pelas batidas do pé
no chão proporciona um efeito sonoro bem característico desta manifestação,
complementando o ritmo da viola.
5. COMO É ATUALMENTE?
Atualmente
a catira é praticada principalmente no interior do Brasil, em estados como
Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins (BORGES, 2009).
Assim, a coreografia da catira muda de acordo com a região em que é praticada,
sendo que em Minas Gerais, difunde-se uma das mais tradicionais (BORGES, 2009).
Apesar
das raízes estritamente masculinas, as mulheres conquistaram seu espaço na catira,
e hoje em dia já existem grupos femininos que divulgam o ritmo, assim como,
grupos mistos.
Alguns
grupos de catira:
-
Os favoritos da Catira – Guarulhos (São Paulo). Site do grupo: <http://www.osfavoritosdacatira.com.br/quem_nois_e.php>.
-
Tradição Goiana – Goiana Ocidental (Goiás).
-
Catira Brasil – Rio Claro (São Paulo). Site do grupo: http://www.catirabrasil.com.br
Em
2010 aconteceu o primeiro Festival Nacional de Catira, em Uberaba (MG), o
evento contou com dezoito grupos de catira, promovendo grande encontro bem como
divulgação desta manifestação característica da região sudeste do país.
6. CURIOSIDADE
Vieira
e Vieirinha se consagraram como “Os maiores catireiros do Brasil”, apesar de também
desenvolverem outros estilos musicais. A dupla sertaneja divulgou a música
caipira por todo o país, apresentando-se em programas de rádio e televisão
principalmente nas décadas de 1950 e 1960. Atualmente os dois já faleceram.
7. SUGESTÕES DE ATIVIDADES
É importante
frisar que as atividades não precisam ser desenvolvidas na ordem em que são
apresentadas, nem mesmo serem todas utilizadas, você pode selecionar aquelas
consideradas mais interessantes ao seu contexto.
PROPOSTA A - CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
É interessante
realizar um apanhado histórico da manifestação, apontando suas possíveis
origens e características. Deste modo, procure explorar diferentes formas de
trazer estes conhecimentos aos alunos, utilizando, por exemplo, imagens, vídeos
ou até mesmo trechos de músicas apresentadas neste blog.
PROPOSTA B - EXPLORANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS
Objetivo: pontuar o conhecimento que os alunos
possuem sobre catira, já que ela é característica da região sudeste, região de
origem do Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo.
- Faça um
pequeno roteiro de perguntas sobre a catira;
- Peça para
que os alunos respondam em sala, instruindo-os para colocarem o máximo de
informações que eles souberem;
- Depois, solicite que eles levem o mesmo
roteiro para seus pais e avós, é necessário que a entrevista seja desenvolvida
com ambos (devido as questões de idade);
- Monte um
quadro comparativo entre as informações obtidas com os alunos, pais e avós;
Discussão: levante elementos sobre o quanto os
alunos, pais e comunidade sabem da catira, manifestação originária da região em
que eles moram, apontando elementos como a diminuição da tradição desta
manifestação ao longo dos anos.
Sugestão: Outra possibilidade interessante
seria realizar um trabalho de campo pelo bairro da escola, entrevistando a
comunidade local sobre a catira.
PROPOSTA C - PESQUISANDO MÚSICAS DE CATIRA.
Objetivo:
montar um CD de
catira junto com os alunos.
- Leve os alunos
até a sala de informática;
- Coloque
algumas músicas em que podem ser desenvolvidas coreografias de catira (modas de
viola);
- Se possível
coloque alguns vídeos para que eles possam assistir;
- Entre em sites de download grátis de músicas (Sugestão: www.4shared.com);
- Peça para
que os alunos a partir das músicas que ouviram, pesquisem outras possibilidades
de músicas para executar coreografias de catira;
- Ao final
selecione algumas músicas e monte um CD com as faixas escolhidas pela turma.
PROPOSTA D - COMBINAÇÕES RÍTMICAS
Objetivo:
Explorar algumas
combinações rítmicas para serem usadas em coreografias de catira.
- Disponha os
alunos em círculo;
- Proponha
algumas combinações de “bate-palmas” e “bate-pés”. Por exemplo:
1. Bate o pé direito no chão (quatro
vezes);
2.
Bate o pé esquerdo (quatro vezes);
3. Salto no lugar com os dois pés no
chão;
4. Bate palma (quatro vezes).
Outra sugestão:
1. Bate palma (duas vezes);
2. Bate o pé direito no chão (três
vezes);
3. Bate o pé esquerdo no chão (três
vezes);
4. Bate palma (duas vezes).
- Crie um
determinado ritmo que esses movimentos deverão seguir;
- Explore
outras possibilidades de combinação de “bate-pé e bate-mão”;
- Explore
estas combinações em velocidades diferentes.
- Ao final
pergunte aos alunos como eles se sentiram durante a realização dos movimentos,
se gostaram, quais foram as principais dificuldades encontradas, entre outros.
PROPOSTA E - MOMENTO DE CRIAÇÃO
Objetivo: estimular a criatividade dos alunos na
criação de movimentos.
- Escolha juntamente com a turma uma
música de catira;
- Divida a
turma em grupos de cinco ou seis alunos, e a partir do que foi realizado na
atividade anterior peça para cada um criar uma combinação de “Bate-pé e bate-mão”;
- Os alunos deverão
encaixar as movimentações na música escolhida;
- Lembre-se
que os movimentos da catira são feitos durante a parte instrumental da música;
- Explore a
criatividade dos alunos para que eles não repitam a mesma ordem dos movimentos
dados por você;
- Ao final
todos apresentam os seus movimentos.
PROPOSTA F - CONSTRUINDO UMA COREOGRAFIA DE CATIRA
Objetivo:
construir uma
coreografia de catira em conjunto com os alunos.
-
Escolham uma música;
- A partir dos
passos dados por você, bem como, daqueles criados pelo grupo, proponha a
construção de uma coreografia em conjunto;
- Depois de
pronta, fotografe ou filme a composição produzida;
- Convide a
comunidade para assistir a apresentação.
8. SUGESTÕES DE VÍDEOS
- Apresentação de alunos. Acesso em 02/06/2012.
- Catira Brasil se apresenta no Programa Viola Minha Viola, transmitido pela TV Cultura, São Paulo/SP - (01/09/2004).
Música: Violeiro sem viola (pagode).
Autores: Lourival dos Santos e Paraíso. Acesso em 02/06/2012.
- <http://www.youtube.com/watchv=S09RejvYeUQ&feature=related>. Acesso em 06/06/2012.
Catireiros
do Araguaia interpretam composição de Joana Fernandes.
Show Voa Viola - Belo Horizonte, 1/12/2010 no Palácio das Artes.
Show Voa Viola - Belo Horizonte, 1/12/2010 no Palácio das Artes.
9. REFERÊNCIAS
ARAÚJO, A. M. “Festas”, “Bailados” e “Mitos e Lendas”. Folclore Nacional. Edições
Melhoramentos, v. 1, 1964.
BORGES, C. M. O povo brasileiro e a
catira. EFDeportes- Revista Digital - n. 139, dez. 2009.
Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd139/o-povo-brasileiro-e-a-catira.htm>. Acesso
em: 25/07/2012.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global
Editora, 2012.
CASTILHO, D.; CASTILHO, W. Raízes caipiras de Piracicaba na era da Globalização:
Cururu, Catira e Moda de viola. Piracicaba: C.N. Editora, 2005.
10. REFERÊNCIAS DAS IMAGENS
Figura
1: <http://www.encontrodeculturas.com.br/2010/noticiasDetalhe.php?id=389>. Acesso: 04/06/12.
Figura 2:
<http://www.leocarreiro.com.br/cultura/index.html>. Acesso em 4/06/2012.
Figura 3:
<http://kdletras.com/vieira-e-vieirinha/discografia/reis-da-cativa---vol.-2>. Acesso em 10/04/2013.
Olá!! Sou acadêmica de Educação Física e estava pesquisando sobre danças folclóricas brasileiras no google e tive acesso ao seu blog! Achei muito interessante e contribuiu para que tivesse conhecimento sobre as danças, especialmente a Catira que foi a que eu escolhi para fazer uma apresentação na faculdade! Gostaria de ler sua dissertação, se possível. Meu email: bah.karoline@hotmail.com Parabéns e sucesso!
ResponderExcluirMuito Obrigada Bárbara! Te enviarei por email! Abraços.
ExcluirObrigado esse artigo me ajudou muito no meu trabalho
ResponderExcluirOlá! Que bom! Fico feliz! Abraços.
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ResponderExcluirIrlla, por favor, procurei sua dissertação, não achei, vc pode me enviar (adriana_ramos.branca@hotmail.com). Sou professora da rede pública de São Paulo e estou fazendo um curso de Cultura Corporal e o tema escolhido para estudo foi a Catira. Agradeço desde já pelo blog.
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito
ResponderExcluirdinada
ExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirSou da empresa Focos e gostaria de um contato de vocês, Estamos cotando algumas danças tipicas , pra uma apresentação em um congresso em outubro/2017.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQual é a lenda da Catira?
ResponderExcluirQuais os principais grupos da catira ?
ResponderExcluirMuito bom adorei as informações mais tem alguma rima da catira
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