1. ORIGEM
O xaxado
é considerado uma dança extremamente rica em sua cultura folclórica,
entretanto, ainda há muitas controvérsias sobre sua origem específica.
Acredita-se que o mesmo tenha recebido influências europeias, indígenas e
negras, nascendo em meio ao cangaço nordestino.
Para
Costa (2012) o xaxado se constituía em uma dança rude dos cangaceiros que na
carência de mulheres dançavam abraçados com o rifle, arrastando suas chinelas,
chamadas alpercatas, no solo durante as comemorações do bando. O ruído resultante
deste movimento (xa-xa-xa) seria o responsável pelo nome atribuído a dança
(CASCUDO, 2012).
Outra versão seria a de
que o nome xaxado derivou da palavra “xaxar”, uma variação de “sachar”, que
significa escavar a terra, capinar. Os agricultores “xaxam” o feijão com uma
enxada, acumulando a terra no pé do caule do broto (SANTIAGO, 2012). Assim, o
movimento realizado com os pés durante esta atividade da agricultura, lembraria
aqueles realizados pelos cangaceiros durante a execução do xaxado.
Com origens no alto sertão
de Pernambuco, o xaxado foi gradativamente divulgado até o interior da Bahia
pelo cangaceiro Lampião e seu grupo no início da década de 1920.
Devido à situação política nacional do período, o
cangaceirismo, enquanto um movimento a serviço das facções em diversas lutas
parecia crescer absurdamente. Lampião um dos representantes máximos deste
movimento, juntamente com sua dança favorita, o xaxado, espalhava-se por todo o
nordeste (CASCUDO, 2012).
O mesmo autor assevera ainda que o xaxado se tratava de
uma dança masculina, em que o rifle assumia o papel da dama. A presença
feminina no xaxado se afirmou apenas com a inclusão de Maria Bonita e outras
mulheres ao bando de Lampião. Para Pericás (2010), as mulheres começaram a se
inserir nos bandos como uma alternativa a vida repleta de restrições e
proibições da mulher sertaneja. No entanto, as mulheres eram minoria no
cangaço, possuindo um papel inferior ao dos homens, apesar de algumas se
destacarem. Para Pericás (2010) a presença feminina nos bandos possuiu a função
de “normalizar” e “institucionalizar” a vida nos bandos, mesmo que dentro das
“regras” internas do cangaço.
2. DANÇA E PASSOS
A dança pode
ser desenvolvida em “[...] círculo, fila indiana, ou com um atrás do outro,
avançando o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxando o
esquerdo num rápido e deslizado sapateado” (CASCUDO, 2012, p. 732). Este é um
dos passos básicos do xaxado, em que, com as mãos cruzadas atrás do corpo,
pode-se caminhar, ou ainda desenvolver o passo sem sair do lugar.
Figura 2: Passo Básico. |
Pode-se
explorar este passo com o grupo de alunos em diferentes formações (círculos,
filas, colunas) além de diversificar no número de pessoas (duplas, trios,
quartetos, entre outros). Existe ainda a possibilidade de explorar o
deslocamento, procurando contemplar diversas maneiras de sincronizar esta
movimentação em conjunto.
Por exemplo:
Com o grupo dividido em duas colunas, a coluna da direita começa o passo para
direita (a perna direita inicia o movimento para o lado direito). Já a coluna
da esquerda, inicia para a esquerda (a perna esquerda inicia o movimento para o
lado esquerdo), possibilitando um efeito visual intercalado interessante. É
possível alternar também entre as pessoas de cada coluna.
Comumente os
passos do xaxado estão relacionados com o tema bélico, ou seja, das lutas e
guerras que os grupos de cangaceiros travavam com frequência em meio à caatinga
do sertão. Deste modo, apesar dos movimentos parecerem graciosos, devem ser
executados com firmeza e forte caracterização.
O rifle possui espaço importante nas coreografias
de xaxado, assim, enquanto os passos são executados, a arma deve ser batida no
chão ao ritmo da música, ou ainda empunhada simbolizando movimentos de guerra.
Na escola podem-se usar cabos de vassouras ou canos de P.V.C. para representar
o rifle.
Figura 5: Exaltando o rifle. |
3. MÚSICA E LETRAS
As letras ecoadas durante o xaxado inicialmente não
possuíam acompanhamento musical, se caracterizando por sua agressividade, temas
bélicos inerentes ao cangaço e diversas sátiras, contudo, eram simples e fáceis
de serem memorizadas pelos ouvintes (CASCUDO, 2012).
“ Lá vem sabino
Mais
Lampião;
Chapéu
de couro,
Fuzil
na mão!
Lampião
tava durmindo
Acordou
muito assustado
Deu
um tiro numa graúna
Pensando
qu’era soldado!”
(CASCUDO,
2012, p. 732).
Esta canção ressalta características da vida no cangaço,
que dentre outros pontos, esboça uma vertente lúdica, visto que retrata uma
brincadeira entre Sabino e Lampião. Alguns estudos sobre a vida no cangaço
apontam que no cotidiano os cangaceiros eram bastante brincalhões (SILVIA;
BRITO, 2012).
Câmara Cascudo traz outras contribuições importantes
quando supõe que o “Parraxaxá” - gritos entoados pelos cangaceiros nos
intervalos das descargas dos fuzis
contra os soldados da polícia – podem, ter sido anterior ao xaxado
influenciando-o, visto que ambas manifestações surgiram praticamente no mesmo
ambiente e sob as mesmas condições. O parraxaxá agride os soldados em seu
canto, apontando as covardias e os crimes do adversário, além de enaltecer a
coragem do bando e os chefes bandoleiros (CASCUDO, 2012).
Confrontando os trechos apresentados é possível
identificar algumas semelhanças entre o canto do xaxado e o parraxaxá, como as
rimas e o tema bélico do cangaço, contudo afirmações mais concretas acerca dos
limites entre as influências que cada manifestação desferiu sobre a outra são
difíceis de estabelecer.
Outro fato interessante sobre o xaxado, é que em suas
coreografias os dançarinos utilizam muito do grito em diversos momentos, o que
se relaciona com sua origem aliada à guerra e as lutas no cangaço.
Confrontando os trechos apresentados é possível
identificar algumas semelhanças entre o canto do xaxado e o parraxaxá, como as
rimas e o tema bélico do cangaço, contudo afirmações mais concretas acerca dos
limites entre as influências que cada manifestação desferiu sobre a outra são
difíceis de estabelecer.
Outro fato interessante sobre o xaxado, é que em suas
coreografias os dançarinos utilizam muito do grito em diversos momentos, o que
se relaciona com sua origem aliada à guerra e as lutas no cangaço.
4. VESTIMENTAS
As roupas
utilizadas no xaxado são baseadas nas vestimentas características dos
cangaceiros, ou seja, em tons de cáqui e marrom, com camisas de manga longa e
calças cumpridas feitas com tecido grosso e couro, que eram utilizadas para a
proteção contra os espinhos da caatinga, além do chapéu e das alpercatas. No chapéu em específico, é possível observar a
existência de materiais brilhantes, como pequenos pedaços de espelhos, vidros
ou moedas. Estes detalhes eram utilizados na época do cangaço para enfeitar o
acessório, bem como para atrapalhar a mira de um possível inimigo sob o sol do
sertão, já que eles poderiam refletir a luz no rosto dos oponentes.
É possível identificar ainda na caracterização dos grupos de xaxado alguns acessórios como lenço no pescoço, moringa ou cabaça pendurada no corpo das mulheres e os óculos de sol com lentes arredondadas nos homens.
Figura 7: Chapéu no xaxado. |
É possível identificar ainda na caracterização dos grupos de xaxado alguns acessórios como lenço no pescoço, moringa ou cabaça pendurada no corpo das mulheres e os óculos de sol com lentes arredondadas nos homens.
5. COMO É ATUALMENTE?
Atualmente o
xaxado é visto principalmente em coreografias estilizadas de grupos artísticos,
que costumam se apresentar em festas juninas, em que os dançarinos fazem
evoluções, dançam juntos, separados, mas sempre mantendo a característica de
arrastar as alpercatas no chão (GASPAR, 2012). Além disso, os grupos costumam
também se apresentar em festivais específicos, que acontecem principalmente na
região nordeste.
Apesar das mulheres participarem mais ativamente das apresentações
atualmente, comparando-se com o período de surgimento do xaxado, o destaque
ainda é masculino, sendo este quem empunha o rifle (GASPAR, 2012).
Em Serra Talhada (PE) cidade natal de Lampião, conhecida
com a capital do xaxado, acontece desde 2002 o "Encontro Nordestino de Xaxado",
organizado pela fundação Cabras de Lampião. O objetivo do evento é reunir
diversos grupos de xaxado, a fim de preservar a tradição desta manifestação.
Alguns grupos de xaxado:
- Grupo Cangaceiros de Lampião - Solidão (PE).
- Os Cabras de
Lampião - Serra Talhada (PE).
- Grupo Raízes
Nordestinas – Fortaleza (CE).
- Grupo Pisada
do Sertão – (PB).
6. SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Professor, inicialmente
é muito importante que você possua músicas de xaxado, (que podem ser algumas
das sugeridas neste blog) para que
seja possível vivenciar alguns passos deste ritmo nordestino.
É interessante
também que você consiga criar juntamente com seus alunos atividades,
coreografias e vivências de passos partindo do que for mais interessante para o
seu grupo.
No início do tópico "Sugestões de Atividades", será sugerida em todas as danças folclóricas uma contextualização histórica. Isso não significa que você deve começar a aula com esta atividade. O objetivo é que os alunos possam conhecer um pouco mais da história de cada dança folclórica, o que pode ser feito de diferentes maneiras e momentos.
No início do tópico "Sugestões de Atividades", será sugerida em todas as danças folclóricas uma contextualização histórica. Isso não significa que você deve começar a aula com esta atividade. O objetivo é que os alunos possam conhecer um pouco mais da história de cada dança folclórica, o que pode ser feito de diferentes maneiras e momentos.
PROPOSTA A - CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Realizar um
apanhado histórico da manifestação é algo importante, momento em que podem ser
apontadas as possíveis origens e características do xaxado. Deste modo, procure
explorar diversas formas de trazer estes conhecimentos aos alunos, utilizando,
por exemplo, imagens, vídeos ou até mesmo trechos de músicas apresentadas neste
blog.
Sugestão: O que é o que é?
- Será uma
competição;
- Divida os
alunos em dois grupos;
- Sem revelar
sobre qual dança será aula, escreva diversas características históricas do
xaxado em pequenos papéis;
- Eles serão
as pistas;
- Separe estas
pistas por ordem de dificuldades em três caixas;
- Sorteie uma pista de cada vez para cada um
dos grupos;
- Sempre
retire as pistas da caixa com mesmo nível de dificuldade para os dois grupos;
- Os alunos devem ir anotando suas pistas;
- O grupo que
descobrir qual a dança será o tema da aula vence;
- As pistas
irão contando um pouco da história do xaxado, que deverão ser reunidas ao final
da atividade e discutidas com os alunos.
PROPOSTA B - VIVENCIANDO O PASSO BÁSICO DO XAXADO
Objetivo:
conhecer o passo
básico do xaxado.
- Disponha os alunos em círculo; (Esta
estratégia contribui para que eles se sintam mais a vontade).
- Ensine o
passo básico já descrito anteriormente (seção número 2), e peça para que todos realizem
ao mesmo tempo ao som da música;
- Os alunos
podem fazer o passo inicialmente sem sair do lugar;
- Sugira a
realização do passo em deslocamento.
VARIAÇÃO
- Proponha que a mesma atividade seja realizada em duplas ou trios;
- Solicite que eles se ajudem entre si, tentando sincronizar os movimentos em deslocamento pela sala.
PROPOSTA C - EXPLORANDO O RIFLE
Objetivo:
explorar a utilização
do rifle juntamente com alguns passos de xaxado.
- Peça para
que os alunos levem cabos de vassouras ou canos de PVC (caso não seja possível,
uma estratégia seria produzir canudinhos de jornal, no entanto, este
impossibilita o som ao bater o “rifle” no chão).
- Oriente os
alunos a fazerem o passo básico em deslocamento empunhando o rifle e depois
batendo-o no chão;
- Explore
outras maneiras de utilizar o rifle ao propor o deslocamento pelo espaço: segurando
o rifle com os braços esticados para cima na posição horizontal; mirando um
alvo; apontando pra cima; cruzando o rifle com um colega, etc. Estas
movimentações podem ser observadas nesta sequência na ilustração que segue:
PROPOSTA D - IDENTIFICAÇÃO DO RITMO
Objetivo:
explorar a audição e
identificação do ritmo de xaxado com os alunos.
- Selecione
várias músicas de diversos gêneros (Rock, clássica, latina, pagode, xaxado,
entre outras);
-
Coloque gradativamente um trecho de cada música;
- Peça para
que cada aluno anote individualmente em seu caderno qual das músicas que ele
ouviu é de xaxado;
- Ao final,
corrija a atividade em conjunto com o grupo, justificando as respostas.
PROPOSTA E - CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE COREOGRAFIAS
Objetivo:
proporcionar aos
alunos momentos de criação e exploração dos conhecimentos aprendidos.
Este momento é
interessante à medida que coloca os alunos em posição de criadores. Por meio de
alguns elementos que foram fornecidos nas atividades anteriores já é possível
elaborar pequenas coreografias. Por exemplo:
1. Fazer um deslocamento inicial pelo
espaço por meio do passo básico;
2. Vivenciar diferentes formações no
grupo (semicírculo, colunas, fileiras uma de frente para a outra, etc.)
executando o passo básico;
3. Inserir movimentações diversas com o
rifle;
- Apenas com
estes três passos descritos, já é possível compor uma pequena coreografia.
- No entanto,
apesar de naturalmente os alunos explorarem estes movimentos nas coreografias,
visto que eles já foram trabalhados nas outras atividades propostas, explore a
criatividade solicitando outras composições.
PROPOSTA F – EXIBIÇÃO DE VÍDEOS
Objetivo:
proporcionar aos
alunos uma visão mais ampla desta manifestação, por meio da apresentação de
algumas coreografias de xaxado.
- Mostre aos
alunos algumas apresentações de xaxado tanto de grupos folclóricos específicos
como de alunos (algumas serão sugeridas neste blog no tópico “Sugestões de vídeos”), o que pode expandir a visão
dos alunos acerca desta manifestação.
- Peça para
que eles identifiquem nos vídeos os elementos que foram tratados em aula
anotando em uma folha.
- Ao final
podem ser confeccionados cartazes ilustrativos a partir dos elementos
identificados nos filmes.
7. SUGESTÕES DE VÍDEOS
Professor, selecionamos
alguns vídeos que podem contribuir com o seu trabalho acerca do xaxado,
incluindo coreografias, apresentações e um documentário, que trazem algumas
informações acerca do assunto. Caso você se interesse, os mesmos poderão ser
exibidos para seus alunos, bem como utilizados em suas atividades.
- Vídeo de apresentação do grupo de Xaxado “Pisada do Sertão” no centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa, na Paraíba.
- Vídeo de alunos do ensino médio da escola Antônio de Amorim Coelho que realizaram um trabalho com xaxado, culminado na coreografia da música "Paraíba Masculina"- de Luiz Gonzaga. Com ele é possível perceber que existem possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico com seus alunos também.
- Introdução do documentário Xaxado – “A dança de cabra macho”. Mostra o xaxado em suas várias formas por meio do olhar do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Com depoimentos de diversas pessoas contemporâneas de Virgolino Ferreira, contam um pouco do que viram na época do cangaço. Direção de Camilo Melo. CAMMAR ÁUDIO&IMAGEM. O documentário está disponível em sete partes que se seguem.
Acesso em 08/06/2012 (Parte 1).
Acesso em 08/06/2012 (Parte 2).Acesso em 08/06/2012 - (Parte 4).
Acesso em 08/06/2012 - (Parte 5).
Acesso em 08/06/2012 - (Parte 6).
Acesso em 08/06/2012 - (Parte 7).
8. REFERÊNCIAS
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global
Editora, 2012.
COSTA, J. H. Luiz Gonzaga: entre o
mito da pureza musical e a indústria cultural. Revista espaço Acadêmico, n. 130, mar. 2012.
GASPAR, L. Xaxado. Pesquisa Escolar Online,
Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: 4 jun.
2012.
PERICÁS, L. B. Os cangaceiros. Ensaio de interpretação
histórica. São Paulo: Editora Boitempo, 2010.
SANTIAGO, E. Xaxado. Disponível em <http://www.infoescola.com/danca/xaxado/>.
Acesso em: 21/11/2012.
SILVA, A. C. P.; BRITO, E.
Z. C. Xaxado: a construção da identidade e da memória social do cangaço. In: III Congresso Internacional de
História da UFG/Jataí: História e
Diversidade Cultural. 2012, Jataí. Anais
(...). Jataí: Universidade Federal de Goiás, p. 1-11, 2012.
9. REFERÊNCIAS DAS IMAGENS
Acesso:04/06/12.
Figura 2:
Ilustração de Irlla Karla dos Santos Diniz.
Figura 3: Ilustração
de Irlla Karla dos Santos Diniz.
Acesso:
09/11/2012.
Acesso:
9/11/12.
Acesso:
06/06/2012.
Figura 7:<
http://vandsonsobral.blogspot.com.br/2011/06/xiii-festival-de-xaxado-de-serra.html>. Acesso: 06/08/2013.
Acesso:
06/06/2012.
Figura 9:
Ilustração de Irlla Karla dos Santos Diniz.
10. SITES CONSULTADOS
<http://www.edukbr.com.br/artemanhas/folclore_dancas_xaxado.asp>.
Acesso
em 04/06/12.
< http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php>.
Acesso em 04/06/2012.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Professora Irlla, sou Anderson, sou formando em Educação Física e mais um amante da dança com exclusividade à dança folclórica do nordeste e entre elas valorizo em primeiro lugar as danças folclóricas do meu Estado, Alagoas. Amei esse trabalho sobre o Xaxado, uma dança que contagia quando eu começo a ensinar, todos ficam tentando fazer até conseguir, é muito bom! Estou com um Projeto de criar uma Associação Cultural de Danças folclóricas. Hoje estou contratado para ensinar danças aos alunos do Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, pela Secretaria de Assistência Social, estou com um Grupo e ensinando Quadrilha, já que estamos perto do São João e gostaria muito de dar continuidade ao trabalho com uma outra dança...Coco de Roda, só que encontro muito pouco sobre essa dança, mesmo sendo daqui de Alagoas, existem controversas que ela tenha origem em Pernambuco, como eu sempre gosto de iniciar minhas aulas ensinando aos alunos sobre a origem. Gostaria de saber se a Senhora tem alguma pesquisa a respeito dessa dança. "Coco de Roda Alagoano"
ResponderExcluirSem mais para o momento
Desde já agradeço
Atenciosamente
Anderson
Obrigada pela pergunta Anderson, não estudo a fundo o tema, mas no "Dicionário do Folclore Brasileiro" de Câmara Cascudo podemos encontrar algumas informações. Me manda seu email que te envio por lá um print das páginas. Abraços.
ExcluirBom dia! Professora, muito rico esse conteúdo, sou licenciado em Educação fiaicae gostaria de pedir a senhora, se possível enviar o “ Dicionário do Folclore Brasileiro". Desde ja, sou grayo!
ExcluirQue bom que ajudou! Abraços.
Excluirxaxado tem competicao
ResponderExcluirQue legal! Trata-se de uma manifestação bastante relevante.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOi
ExcluirOi.
ResponderExcluiroi
ExcluirÓtimas as informações vou precisar delas!! obrigada por criar esse site com todas essas informações!!
ResponderExcluirQue bom! Fico muito feliz!
Excluir🙂
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir😁🙂🙂😁
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEu quero 4 acessório do xaxado.
ResponderExcluir