quinta-feira, 9 de maio de 2013

    
APRESENTAÇÃO GERAL 
    
       O objetivo deste blog é proporcionar aos professores de Educação Física um espaço interativo para refletir sobre as danças folclóricas propostas pelo Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo para o sétimo ano. Assim, disponibilizamos textos complementares, vídeos, imagens, curiosidades e atividades para que o professor possa utilizar como mais uma possibilidade de aprendizagem, transpondo didaticamente para o seu contexto escolar aquilo que for pertinente.      
      Cabe a ressalva de que este material didático mesmo procurando contemplar alguns pontos importantes acerca destas manifestações, não abrange todas as possibilidades e conhecimentos atrelados a cada uma das danças folclóricas, se constituindo, portanto, em algumas sugestões pedagógicas.
   





        

         Cada manifestação presente neste blog (xaxado, carimbó, siriri, catira e chula) foi organizada em tópicos/temas para facilitar aos visitantes a localização das informações. Estes pontos foram selecionados a partir do que se deveria saber sobre cada uma das danças folclóricas. Pela falta de embasamento na literatura que apoiasse essa seleção, partiu-se de princípios considerados importantes do ponto de vista da pesquisadora. Desta forma, foram elencados alguns considerados relevantes aos professores para ensinarem estas manifestações.

Sendo eles:
  
“ORIGEM”, em que foram tratados elementos mais gerais, e investigações acerca do surgimento de cada manifestação.

 “DANÇA E PASSOS”, tópico em que foram explorados alguns passos básicos e possibilidades coreográficas.

 “MÚSICA E LETRAS”, possui uma breve descrição de como são as músicas e algumas letras específicas.

 “VESTIMENTAS”, caracteriza elementos relacionados às roupas  e acessórios utilizadas durante a realização de cada dança.

 “COMO É ATUALMENTE”, analisa o contexto da manifestação na atualidade. 

“SUGESTÕES DE ATIVIDADES”, reúne algumas propostas didáticas para os professores utilizarem em suas aulas.

SUGESTÕES DE VÍDEOS, agrupa alguns materiais audiovisuais sobre o assunto.

      Assim, para cada dança folclórica investigou-se em livros, artigos e sites, objetivando reunir um corpo de conhecimento que pudesse contemplar estes aspectos e contribuir com trabalho do professor com as danças folclóricas propostas pelo Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo (7º ano). 


APOIO:

Este trabalho foi desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).




6 comentários:

  1. Imagina Paulo! O material é para ajudar a todos.

    ResponderExcluir
  2. Viewpoint x1 titanium | Titanium Art
    Viewpoint x1 titanium sunglasses titanium is a 2D titanium quartz polyester 토토 사이트 glass-based glass-based design inspired by the history and 2D model titanium dental implants and periodontics of the 3D model titanium men\'s wedding band of the 3D models, the

    ResponderExcluir
  3. Estou estudando sobre os blogs enquanto ferramenta de potencialização da formação e atuação docente e seu artigo me ajudou bastante! Esse material é de grande valia para os professores em atuação, parabéns!

    ResponderExcluir